Sábado, 13 de Março de 2010

 

E a escolha para a inauguração, caíu, claro está, num bolo de chocolate! Da página 172 da secção Bolos Festivos, saiu esta receita.

"Guinness?" perguntarão vocês....sim, com cerveja preta Guinness! Senão vejam:

 

125 g de manteiga à temperatura ambiente

250 g de açúcar mascavado claro

175 g de farinha

50 g de cacau em pó

1/2 c. chá de bicabornato de sódio

3 ovos batidos

200 ml de Guinness ou outra cerveja preta

25 g de raspas encaracoladas de chocolate branco para decorar

cacau em pó peneirado para polvilhar

Para a cobertura de chocolate branco:

200 ml de natas para bater

200 g de chocolate branco em pedaços

 

E agora a explicação da receita na íntegra:

 

Bata a manteiga com o açúcar , até ficarem cremosos. Peneire a farinha, o cacau, o fermento e o bicabornato de sódio para uma taça. Aos poucos adicione colheradas alternadas de ovo, da mistura de farinha e de Guinness, batendo até que a massa fique macia.

 

Coloque a massa numa forma baixa e redonda, de 20 cm, untada e com a base forrada a papel-manteiga untado com um pouco de óleo. Alise a superfície. Leve ao forno previamente aquecido a 160ºC, gás 3, durante 45-55 minutos, até ter crescido bem e a superfície estar levemente estalada. Espete no centro um palito. Se sair limpo, o bolo está cozido. Deixe arrefecer na forma durante 10 minutos, depois solte os lados, desenforme para uma grelha e remova o papel da base.

 

Confeccione a cobertura de chocolate branco. Num tacho pequeno, leve metade das natas, ao lume até quase começarem a ferver. Retire do lume, junte o chocolate e deixe repousar 10 minutos até o chocolate derreter. Mexa e em seguida leve ao frigorífico durante 15 minutos. Bata o resto das natas, junte o creme de chocolate e bata até ficar espesso. Leve de novo ao frigorífico 15 minutos.

 

Coloque o bolo num prato de servir. Com uma colher, disponha o creme de chocolate sobre o bolo. Decore com as raspas encaracoladas e, com o auxílio de uma peneira ou coador, polvilhe com cacau em pó.

 

Como sou uma rapariga mal-comportada é muito raro seguir as receitas à risca. Não tanto nos ingredientes mas no seu modo de confecção. Escusado será dizer que neste caso saltei a parte "complicada" da junção de ingredientes e fiz como sempre...coloco os líquidos primeiro, depois os sólidos, na minha querida Maria Alice (a batedeira) e fui à minha vida...ou seja, untar uma forma. Aí também saltei a parte do papel manteiga e coloquei manteiga e farinha para forrar. Se bem que na próxima irei utilizar antes chocolate em pó na vez da farinha, para evitar que o bolo fique com "marcas" brancas depois de cozido. Também na parte da decoração não resisti aos meus sacos de pasteleiro em detrimento da pobre da colher :)

E claro, também não é algo que possa evitar...."roubar" um pouco da massa ao bolo e fazer cupcakes!

 

Este, com um destinatário muito especial :)

 

Apreciação da provadora oficial (ou seja, moi): É um bolo com uma textura em tudo semelhante a tantos outros bolos de chocolate. Não é muito húmida mas também não é seca. A revelação será o seu sabor, muito interessante, onde se nota a presença subtil da cerveja ao dar um contraste amargo a todo o conjunto. O creme também foi uma agradável surpresa. De tão simples que é, e muito, mas muito bom!

Bem...espero que tenham gostado e até à próxima receita! :)

 



publicado por Susana às 23:51 | link do post | comentar

6 comentários:
De "o rapaz das laranjas" a 14 de Março de 2010 às 13:56
simplesmente deliciosos!!!
(mesmo que só apreciando com o olhar!)


De Susana a 15 de Março de 2010 às 09:32
E eu que apreciei também com o paladar, posso garantir que não estava nada mau ;)

Bj da Susana


De Shadow a 14 de Março de 2010 às 23:10
eh páaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa k fome me deu agora! vou deixar de vir a este blog. Ou abres loja... ou fdx! vou.te visitar a casa!


De Susana a 15 de Março de 2010 às 09:33
Vens visitar-me a casa ora essa!! Depois logo faço os planos para a loja.... ;)

Bj da Susana


De Ana a 15 de Março de 2010 às 17:44
Tem muiiito bom aspecto :)
Parabéns!
Beijinhos,
Ana


De jade a 15 de Março de 2010 às 18:11
Olha lá, eu abomino cerveja... tens alguma sugestão para a substituição do ingrediente que faz a diferença??? É que está tão lindo e com tão bom aspecto que se houvesse maneira de não me saber, nem remotamente, a cerveja, era gaja para experimentar (versão panqueca, como é fatal que aconteça comigo e com bolos...)


Comentar post

mais sobre mim
posts recentes

#2 Bolo de limão e sement...

#1 Bolo de Chocolate Guin...

Eu meto-me em cada uma ou...

arquivos

Março 2010

blogs SAPO
subscrever feeds