Terça-feira, 23 de Março de 2010

 

E a segunda escolha foi para um bolo mais simples. O tempo não abunda e tinha mesmo à mão todos os ingredientes necessários. Na página 202 da secção Bolos com frutos secos e especiarias encontrei esta receita. Não que me agrade por aí além bolos de limão. Mas as sementes de papoila convenceram-me :)
175g de manteiga à temperatura ambiente
175 g de açúcar granulado fino
3 ovos batidos
250g de farinha com fermento
1 c. de chá de fermento
40g de sementes de papoila
raspa e sumo de 2 limões
Para finalizar:
125g de açúcar em pó
3-4 c. chá de sumo de limão
casca de cidra, cortadas em tiras finas
(esta parte não fiz e optei por cobri-lo com açúcar em pó)

Bata a manteiga com o açúcar. Junte colheradas alternadas de ovo batido e de farinha, até obter uma massa fofa. Misture o fermento em pó, as sementes de papoila, a raspa de limão e 5-6 colheres de sumo de limão (o que resta do sumo presumo que seja para fazer o glacé), até a massa ganhar uma consistência suave.

Deite a massa numa forma de bolo inglês (eu fiz numa redonda sem buraco) com capacidade para 1 kg, untada com a base e os lados maiores forrados com papel-manteiga untado com óleo (aqui recorri ao método tradicional: untada com manteiga e polvilhada com farinha). Alise a superfície. Leve ao forno pré-aquecido a 160 ºC, gás 3, durante 1 hora-1hora e 10 minutos, até ter crescido bem e o topo estar estalado. Espete no centro um palito, caso saia limpo, o bolo está cozido.
Deixe arrefecer na forma durante 10 minutos, depois solte os lados e retire o bolo da forma para uma grelha, com o auxílio do papel-manteiga. Remova o papel da base e deixe arrefecer por completo.
Se optar por cobri-lo com o glacé:
Peneire o açúcar em pó para uma tigela, em seguida misture aos poucos, sumo de limão suficiente para obter um glacé macio. Espalhe-o sobre o bolo, formando linhas aleatoriamente. Enfeite com as tiras de casca de cidra e deixe assentar.
O bolo é bom mas o sabor acentuado a limão continua a não convencer-me :) Mas para apreciadores acho uma óptima escolha principalmente por ser tão fácil de fazer.
Até à próxima receita! :)

 



publicado por Susana às 09:45 | link do post | comentar

3 comentários:
De o rapaz das laranjas a 23 de Março de 2010 às 12:28
hummmmm....
parece ser muito bom... posso acompanhar com uma bola de gelado de baunilha?!


De Babette a 27 de Março de 2010 às 15:02
E já só faltam 198!...
Boa!
Babette


De grande pene a 21 de Junho de 2010 às 13:03
esta receita parece deliciosa! a tentar! e então você saberá!


Comentar post

mais sobre mim
posts recentes

#2 Bolo de limão e sement...

#1 Bolo de Chocolate Guin...

Eu meto-me em cada uma ou...

arquivos

Março 2010

blogs SAPO
subscrever feeds